sábado, 9 de maio de 2020

INSTITUTO NOSSA SENHORA DO SIM




Discípulas e missionárias
A serviço da misericórdia e da justiça,
 Junto aos pobres e sofredores.

Saiamos as pressas, com Maria,
aonde a vida clama.


I - QUEM SOMOS

Somos uma família orante e missionária. 

Seguimos a Jesus Ressuscitado, sendo sinal da misericórdia e da justiça de Deus, junto aos pobres e sofredores. Assumimos com eles suas angústias e esperanças, buscando construir um mundo de Justiça e Paz, conforme o Projeto de Deus.

Nossa vida e missão se fundamentam na pessoa e na prática de Jesus de Nazaré, que se fez solidário com os pobres e anunciou a todos a Boa Notícia do Reino, como Boa Nova para os pobres.

Maria, mulher comprometida com o Reino de Deus, primeira missionária e mãe da Igreja, é nossa companheira de vida e de missão.

Abraçamos o Evangelho como forma de vida. Formamos uma comunidade de vida como as primeiras comunidades cristãs (At2, 42-47; 4,32-35).

“O Espírito de Deus está sobre mim, pois me ungiu para dar boas notícias aos pobres” (Lc, 4,18).


1.1. Formas de pertença:

1. Irmãs – são religiosas missionárias. Professam os conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. Vivem em comunidades de vida. Dedicam se inteiramente à missão no serviço dos mais necessitados. Constituem o coração do Instituto.

2.   Missionárias consagradas – são mulheres solteiras que professam os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Vivem sozinhas ou com a família, por opção ou necessidade, podendo optar pela comunidade de vida. Orientam suas vidas de acordo com a espiritualidade e a missão do instituto. 

3.  Leigos/as Missionários/as - são leigos e leigas, solteiros/as ou casados/as, que vivem em suas famílias, em seus trabalhos e que compartilham a espiritualidade e a missão do Instituto.

II - NOSSAS OPÇÕES
·      Vida comunitária / Fraterna;
·      Vida de Oração e experiência de Deus;
·      Vivência dos Conselhos Evangélicos;
·      Discipulado missionário;
·      Formação permanente;
·      Organização e planejamento.


III - VIDA FRATERNA – UM CHAMADO À COMUNHÃO

Chamadas a seguir Jesus Cristo, através da Vida Religiosa Consagrada, assumimos viver segundo o seu Evangelho, em vida comunitária explícita, tornando-nos mais disponíveis para o serviço do Reino.

As Irmãs do Instituto Nossa Senhora do Sim se constitui em comunidades onde todas as Irmãs se propõem a desenvolver o amor fraterno, a escuta profunda, o diálogo, bem querer na compreensão, perdão permanente, acolhida e entre ajuda, sendo presença amorosa de Deus para com as outras e para com o povo.

CARISMA

ESTAR A SERVIÇO DA MISERICÓRDIA E DA JUSTIÇA,

JUNTO AOS POBRES E SOFREDORES.

IV - MISSÃO

Somos convocadas pelo Senhor para sermos a expressão da sua misericórdia e da sua justiça junto aos mais necessitados.

Como discípulas e missionárias, queremos dar prosseguimento ao Projeto de Jesus, fonte da ação evangelizadora, assumindo o compromisso de defender a vida onde quer que ela esteja ameaçada; de servir aos mais necessitados;  aos que estão em situação de maior injustiça. 

Maria, fiel ao Espírito Santo,  mulher de oração e mulher missionária, que no dinamismo da esperança, possibilitou uma nova história de salvação, é nossa companheira junto ao povo sofrido.

Inseridas no meio do povo simples e pobre, assumimos com ele as lutas do dia-a-dia, suas angústias e esperanças, buscando construir um mundo mais humano, justo e solidário, antecipando a chegada do Reino de Deus.

NOSSA MÍSTICA

ESCUTA AMOROSA DO SENHOR E
DISPONIBILIDADE PARA O
O SERVIÇO DO REINO.


V - ESPIRITUALIDADE

Nossa espiritualidade, contemplativa e missionária, é marcada por uma profunda comunhão com Deus e fidelidade ao seu plano salvífico.
A exemplo de Jesus queremos assumir a realidade dos pobres para levá-los à plenitude da vida, num processo pascal de contínua libertação e ressurreição, antecipando a chegada do Reino, até que Deus seja tudo em todos.
A contemplação da pessoa de Jesus deve levar nos a vivermos um amor apaixonado por Ele. Contemplar é o estar aos pés do nosso bem amado e Senhor. É deixarmo-nos ser transformadas, divinizadas por seu infinito amor. A contemplação é o espaço do amor, da preparação para a vivência fraterna e para a missão. 

A missão é um transbordar do amor de Deus em nós. O Espírito de Deus nos impele a uma ação amorosa e misericordiosa junto aos necessitados, até a radicalidade do amor, no compromisso com a justiça.  

Assumimos o programa de Jesus de Nazaré como nossa maneira de ser e de expressar a ternura e a justiça de Deus para com os empobrecidos.

Maria, mulher atenta as necessidades dos pobres e atenta aos apelos de Deus (Lc 1, 26-35. 46-55), nos inspira na escuta profunda dos desígnios do Pai e na missão de buscar vida plena para todos, até que a justiça de Deus se instaure na terra e o seu Reino se faça pleno entre nós.

As Irmãs do Instituto Nossa Senhora do Sim vivem uma entrega total de si nas mãos do Pai, numa relação de profunda confiança e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário