ESPIRITUALIDADE

NOSSA MÍSTICA

Escuta amorosa do Senhor e 
Disponibilidade para o serviço do Reino

Nossa espiritualidade, orante e missionária, é marcada por uma profunda comunhão com Deus e fidelidade ao seu plano salvífico.

A exemplo de Jesus queremos assumir a realidade dos pobres para levá-los à plenitude da vida, num processo pascal de contínua libertação e ressurreição, antecipando a chegada do Reino, até que Deus seja tudo em todos.

A contemplação da pessoa de Jesus deve levar nos a vivermos um amor apaixonado por Ele. Contemplar é o estar aos pés do nosso bem amado e Senhor. É deixarmo-nos ser transformadas, divinizadas por seu infinito amor. A contemplação é o espaço do amor, da preparação para a vivência fraterna e para a missão.

A missão é um transbordar do amor de Deus em nós. O Espírito de Deus nos impele a uma ação amorosa e misericordiosa junto aos necessitados, até a radicalidade do amor, no compromisso com a justiça. Assumimos o programa de Jesus de Nazaré como nossa maneira de ser e de expressar a ternura e a justiça de Deus para com os empobrecidos.

Maria, mulher atenta as necessidades dos pobres e atenta aos apelos de Deus (Lc 1, 26-35. 46-55), nos inspira na escuta profunda dos desígnios do Pai e na missão de buscar vida plena para todos, até que a justiça de Deus se instaure na terra e o seu Reino se faça pleno entre nós.

As Irmãs do Instituto Nossa Senhora do Sim vivem uma entrega total de si nas mãos do Pai, numa relação de profunda confiança e amor.


Elementos da nossa espiritualidade:
1.       Vivência contemplativa de Jesus de Nazaré;
2.       Eucaristia - centro da nossa vida fraterna e missionária;
3.       Maria – Mulher do povo e mulher de oração que no dinamismo da esperança possibilitou a realização do Projeto de Deus;
4.       Leitura Orante da Palavra de Deus;
5.       Leitura espiritual;
6.       Deserto mensal;
7.       Retiro anual;
8.       Mística do Reino de Deus;
9.       Disponibilidade Missionária;
10.    Fidelidade ao projeto de Jesus, em ações efetivas de misericórdia e justiça para com os pobres e sofredores;
11.    Comunhão Fraterna entre nós;
12.    Revisão de nossas vidas e partilha de nossas vivências.


VIVÊNCIA DOS CONSELHOS EVANGÉLICOS

O seguimento de Jesus Cristo, como o absoluto em nossas vidas, nos convoca a uma adesão ao plano salvífico do Pai e a viver o amor oblativo como prioridade aos não amados de hoje.  

Nossa comunhão com Deus se radicaliza através dos Conselhos Evangélicos que assumimos publicamente, na Igreja, mediante os votos de pobreza, obediência e castidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário