FORMAÇÃO

 A formação será feita a partir da realidade do povo oprimido, em comunhão com a caminhada do povo de Deus tendo como eixos: a pessoa e a prática de Jesus, a encarnação na realidade dos pobres e a eclesialidade.

A convivência comunitária é o espaço fundamental para a nossa formação. 

O seguimento de Jesus de Nazaré é a grande fonte do crescimento humano, espiritual e missionário.  Beber desta fonte é deixar se conduzir pelo mesmo Espírito  que animou a vida de Jesus de Nazaré.
O Projeto Formativo deve ajudar as vocacionadas no discernimento e amadurecimento da sua vocação segundo o carisma e a mística do Instituto Nossa Senhora do Sim.

O período formativo deve proporcionar as vocacionadas:
·      Fazer a experiência do Deus Vivo e Libertador na própria vida e na vida dos empobrecidos;
·      Vivenciar vida fraterna segundo o Evangelho;
·  Assumir o carisma do Instituto que se caracteriza pela inserção junto aos empobrecidos e pela solidariedade com eles na conquista e garantia da dignidade da vida,  fazendo o Reino de Deus acontecer aqui e agora (LC 7,22);
·      Desenvolver a mística do Reino.

Etapas do processo formativo:
1.     Animação vocacional;
2.     Acompanhamento vocacional – tempo indeterminado;
3.     Postulantado – convivência comunitária - tempo indeterminado;
4.     Noviciado – um ano;
5.     Primeiro Compromisso: Juniorato – três anos;
6.     Compromisso Permanente – Votos perpétuos
7.     Formação permanente.

1. ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Os membros do Instituto Nossa Senhora do Sim tem como missão subjacente ao seu carisma: a animação vocacional, a formação de discípulos/as e missionários/as de Jesus para atuar na Igreja e na sociedade; a apresentação da Vida Religiosa Consagrada como um caminho para uma vida feliz.

Toda nossa ação missionária deve testemunhar Cristo, despertar as pessoas para um seguimento mais próximo de Jesus Cristo e capacitar discípulos/as e missionários/as para a causa do Senhor.

A animação vocacional e missionária se desenvolve nas comunidades, nas pastorais e movimentos, na catequese e grupos de rua, nas liturgias onde atuamos e nos encontros específicos para formação vocacional-missionária. Mas ela inclui também apresentarmos com clareza e objetividade nosso Projeto de Vida.

A melhor divulgação do nosso carisma e da nossa mística deve ser através do nosso testemunho de fraternidade missionária, comprometida afetivamente e efetivamente com as causas dos pobres. 

Nosso comprometimento com os pobres, de maneira lúcida, feita na alegria de coração, deve ser capaz de falar aos corações daqueles/as que caminham conosco, despertando os para uma maior intimidade com o Senhor e para uma aliança de vida com o Mestre, através da vida consagrada, em formas específicas de consagração.

A animação vocacional tem como objetivos:
·      Ajudar cristãos e cristãs a fazerem uma profunda experiência de Deus e dar a Ele o seu “Sim” de maneira livre, decidida e forte;
·      Promover a renovada opção da comunidade pelos pobres e pela causa dos pobres, numa experiência do Deus Vivo e Libertador;
·      Despertar os carismas e os ministérios na comunidade, nos grupos e pessoas, para responder ao chamado de Deus nas situações de fronteiras que se apresentam em nossa sociedade, hoje;
·      Despertar nas famílias a consciência da responsabilidade da formação humana, cristã, vocacional e missionária de seus filhos e filhas;
·      Possibilitar o surgimento de vocações específicas para uma consagração incondicional a Deus e à sua missão salvífica;
·      Ajudar os jovens a descobrirem o Projeto de Deus a seu respeito e dispor-se a dar à Deus uma resposta generosa;
·      Ajudar os jovens à um discernimento de sua vocação específica no seguimento radical de Jesus através da vida consagrada.


2. ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL - INICIAL

O período de acompanhamento inicial começa quando a vocacionada manifesta o desejo de participar da vida de comunidade, até a sua entrada para a convivência comunitária com as irmãs.

A jovem vocacionada será acompanhada na família, conforme as circunstâncias de idade, estudo, trabalho, vivência cristã, maturidade e engajamento pastoral.
Neste período a jovem conhece o Instituto, nosso carisma e missão e é acompanhada em seu discernimento vocacional.

3. POSTULANTADO - CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA

Este tempo não tem um período definido. Depende do processo de maturidade de cada pessoa, de seu engajamento na vida comunitária e na missão, e de seus estudos. 

Nesta etapa a jovem entra no processo sistemático de formação.  Continua seus estudos acadêmicos, assume compromissos em pastorais, grupos ou movimentos sociais e tem momentos de estudo formativo para a vida consagrada, conforme o projeto de formação do Instituto.

A convivência comunitária visa integrar, progressivamente, as vocacionadas no jeito de ser e viver das Irmãs do Instituto Nossa Senhora do Sim proporcionando lhes:
  • Espaço de convivência e partilha, de apoio, de crescimento humano e espiritual;
  • Aprofundamento sobre o sentido da Vida Religiosa Consagrada;
  • Aprofundamento e vivência do Projeto de Vida das Irmãs;
  • Espaço de oração e, de busca de harmonia entre contemplação e ação;
  • Espaço de encarnação junto aos oprimidos, assumindo sua missão no seguimento de Jesus de 
  • Nazaré;
  • Aprofundamento sobre: formação humana, teologia da vida religiosa consagrada, documentos da Igreja, Bíblia, o Projeto de Jesus Cristo, metodologia pastoral, história dos movimentos populares e outros.

4. NOVICIADO

Este é o tempo onde a pessoa tem a possibilidade de aprofundar sua experiência de Deus, no silêncio, no estudo e na oração. Tempo de aprofundamento sobre os fundamentos da Vida Religiosa Consagrada, o carisma e a mística do Instituto.

Neste tempo se intensifica a formação sobre a Vida Religiosa Consagrada, na área teológica, espiritual, bíblica, humana e pastoral. No final desta etapa, se a pessoa sentir que realmente é esse o seu caminho, ela fará a sua Consagração de Vida a Deus e ao Projeto do Reino, como religiosa, no Instituto Nossa Senhora do Sim.

5. PRIMEIRO COMPROMISSO– JUNIORATO

Ao final do noviciado a noviça faz o primeiro compromisso, professando os votos de pobreza, castidade e obediência.   A consagração religiosa envolve todo o nosso ser em uma relação gratuita de renovado amor e entrega a Deus, através do Instituto, em vista da missão.

Nesta fase a jovem irmã assume a sua missão, fazendo a experiência concreta do carisma e da missão, próprios do Instituto. Ela poderá enfrentar os desafios inerentes à vida comunitária, à vocação e às atividades próprias da Missão e se preparar para assumir o compromisso de vida religiosa consagrada por toda a sua vida.

Este período tem como objetivo: apoiar a irmã para que ela aprofunde, descubra e dinamize suas potencialidades, a fim de atingir a maturidade e a resistência necessária à sua consagração à Deus, em fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, segundo o Projeto de Vida do Instituto. 

É um período de três anos, que poderá ser prolongado se a juniora e a comunidade formadora acharem conveniente. A partir do 3º ano de votos e de uma preparação específica, a irmã faz sua consagração definitiva.

6. COMPROMISSO PERMANENTE – VOTOS PERPÉTUOS

A jovem irmã diz “Sim” para viver seguindo Jesus Cristo, como prioridade absoluta em sua vida, por toda a sua vida, segundo o modo de vida do Instituto Nossa Senhora do Sim.

Em comunidade, colocamos todo o nosso empenho em: revermos nossa vida e nossa ação segundo as exigências do Evangelho; buscarmos fidelidade a mística e ao carisma do Instituto até atingirmos a nossa maturidade em Cristo (Ef 4,13); até que “Cristo se forme em nós” (Gl 4, 19).

Critérios para admissão ao compromisso permanente – votos perpétuos
·      Decisão pela Vida religiosa Consagrada conforme o Projeto de Vida do Instituto Nossa Senhora do Sim;
·      Identificação com a vida de oração pessoal e comunitária;
·      Encanto pela vida comunitária e compromisso com a vida do Instituto;
·      Capacidade de diálogo interpessoal e grupal;
·      Capacidade de autocondução: dirigir-se como pessoa responsável e adulta;
·      Compaixão pelos pobres e sofredores e disponibilidade missionária;
·      Consciência histórica e senso crítico;
·      Comprometimento em pastorais, serviços sociais e/ou movimentos populares;
·      Capacidade de dinamizar pessoas e grupos em processos de libertação;
·      Liberdade e criatividade para fazer o novo acontecer na vida religiosa e missionária.

O compromisso é a solene liturgia da consagração da Irmã que se propõe a seguir o Mestre e Senhor Jesus Cristo, por toda a sua vida, conforme o Projeto de vida do Instituto Nossa Senhora do Sim.

O Compromisso Permanente confere à Irmã todos os direitos e deveres de membro do Instituto.  O Compromisso será feito individualmente pela Irmã e depois renovado em cada Assembléia, juntamente com todas as Irmãs.

7. FORMAÇÃO PERMANENTE:

Todas as Irmãs assumem a complementação e a atualização permanente da sua formação buscando dinamizar suas potencialidades, a fim de atingir a maturidade necessária à sua consagração no seguimento de Jesus de Nazaré e na plena vivência do Projeto de Vida do Instituto.

Na Formação Permanente todas as irmãs são responsáveis em:

·    Cultivar a Oração, a meditação e a contemplação;
·  Desenvolver a própria identidade, buscando a maturidade em Cristo, esforçando-se por atingir maior serenidade, integração e harmonia, ternura e firmeza;
·  Cultivar intensamente relações fraternas com acolhida, valorização das outras, comunhão, perdão, gratuidade e partilha;
·     Planejar a vida a nível pessoal, comunitário e de missão;
·   Rever sempre de novo a própria vida e ação, confrontando a sua prática com a prática de Jesus, dentro da conjuntura atual, com seus novos desafios e exigências da missão;
·  Estudar as conjunturas: sócio-político-econômico e cultural, conjuntura eclesial e da Vida Religiosa Consagrada, a partir do lugar social dos empobrecidos e na perspectiva da construção do Reino;
·     Estar integrada em pastorais e, ou movimentos sociais que visem o empoderamento, o protagonismo e a cidadania dos excluídos na conquista e garantia de direitos, na dignidade da vida.
·     Viver e celebrar a Eucaristia.

O constante desenvolvimento de todo o grupo é exigência fundamental para que o Instituto Nossa Senhora do Sim concretize sua mística e seu carisma.  Todas as irmãs deverão estar vigilantes nesta busca coletiva de realizar o Projeto de Deus, pela mediação dos empobrecidos, a exemplo de Jesus de Nazaré.

Seguiremos com o coração aberto para viver como discípulas de Jesus e missionárias do seu amor.

8. FORMAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS CONSAGRADAS

A Formação das Missionárias Consagradas se dá de forma semelhante ao processo formativo das Irmãs, porém, não havendo a necessidade da pessoa morar numa comunidade de irmãs.

9. FORMAÇÃO DOS LEIGOS/AS MISSIONÁRIOS/AS

A formação dos leigos/as missionários/as, será orientada por uma Irmã do Instituto.
Conforme projeto específico, a formação dos leigos será norteada por três eixos:
1.    O carisma e a mística do Instituto;
2.    A doutrina social da Igreja;
3.   O documento da CNBB:  “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Serão incluídos no programa a formação: humana, bíblica, pastoral e missionária.







Nenhum comentário:

Postar um comentário